Mural de Coordenadores
Mural de Coordenadores
Marcelo Soares Pereira da Silva
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1993); doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Professor Titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, onde foi coordenador do Curso de Pedagogia (1999-2003), Diretor desta Faculdade (2004-2008; 2012-2016) e atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação. Atuou no Ministério da Educação (2008-2010), no âmbito da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), onde exerceu a função de Diretor de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Básica (2008) e Diretor de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para Educação Básica (2008-2010). Foi Presidente do Fórum Nacional dos Diretores de Faculdades-Centros de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR) no período de 2005-2007; Coordenador na região Centro-Oeste do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd) no período de 2019 a 2021 e membro da diretoria da Associação Nacional de Política e Administração em Educação (ANPAE) onde foi Vice-Presidente da Região Sudeste (2016-2019) e atualmente é Vice Diretor Estadual da Seção de Minas Gerais (2020-2022). Participa do GT 5 - Estado e Política Educacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política e gestão da educação, gestão democrática, planejamento educacional, formação de professores.
Elenita Pinheiro de Queiroz Silva
Professora Associada 2 da Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Educação. Atua na graduação e é professora do quadro permanente da Pós-Graduação em Educação (PPGED). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2010); Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002); Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação, pela Universidade do Estado da Bahia (1997); Graduada em Licenciatura em Ciências 1º Grau (1986) e em Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação em Biologia, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1987). Possui experiência na área de ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes campos de pesquisa: gênero, corpo, sexualidade e educação. Desenvolve pesquisas com temas que envolvem, livros didáticos, corpo, gênero, sexualidade e Educação em Ciências. Foi coordenadora do PPGED/FACED/UFU no biênio 2017-2019; vice-coordenadora do GT 23 - Gênero e Sexualidade da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação nos biênios 2015-2017 e 2017-2019.
Maria Vieira Silva
Possui graduação em Pedagogia; especialização em Sociologia e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia; doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; pós-doutorado em educação pela Université Paris X , como bolsista sênior do CNPq (2011); estágio pós-doutoral pela UFMG/Institute of Education/University College London (2019). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Polis - Políticas, Educação e Cidadania (UFU), com financiamento de pesquisas pelo CNPq. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia com atuação no Curso de Pedagogia e nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma instituição. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UFU no período de 2013 a 2017. Atuou como coordenadora do GT de Políticas Educacionais da ANPED/Centro Oeste no período de 2013 a 2015. Editora Associada da Revista Educação e Sociedade/CEDES no período de 2014 a 2016. Editora da Editora da Revista Educação e Políticas em Debate no período de 2012 a 2015 reassumindo a referida função em 2017 até os dias atuais. Diretora de Formação e Desenvolvimento da Associação Nacional de Política e Gestão da Educação nos períodos de 2017 a 2019 e 2019 a 2021 e editora da Revista "Educação Básica em Foco" no mesmo período. Vice-coordenadora do GT 05 - Estado e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED). Tem experiências na área de Educação e desenvolve pesquisas sobre políticas educacionais, com ênfase nos seguintes temas: trabalho docente; gestão escolar e relação público-privado. É bolsista produtividade do CNPq desde 2017.