GEPEDI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente
Publicado: 21/05/2019 - 19:03
Última modificação: 04/12/2024 - 11:02
Atualmente o Grupo de Pesquisa compõe-se de três linhas:
1) Didática. Parte de considerar a Didática como componente integrante da Pedagogia que tem por objeto de estudo a mediação docente dos processos de aprendizagem. Investiga o desenvolvimento histórico da Didática a partir de seus campos teórico ou investigativo, profissional e acadêmico; o lugar e papel da Didática no projeto político-pedagógico dos cursos de formação de professores(Pedagogos e Licenciados); as tendências atuais da Didática a nível internacional. Palavras-chave: Didática; Teorias do Ensino; Formação de Professores; Práticas Pedagógicas.
2)Formação de professores no contexto Ibero-americano (1998-2008). Investiga desde abril de 2004, na forma de estudo do estado da arte, a evolução experimentada pelas pesquisas sobre formação de professores realizados na última década. A principal contribuição está relacionada à identificação e avaliação dos aspectos teórico-metodológicos que embasam as pesquisas divulgadas, assim como os resultados alcançados, as lacunas ainda existentes, os assuntos emergentes ou silenciados, os focos de análises e as tendências que as produções examinadas parecem sugerir. Palavras-chave: Profissionalização dos professores; Estado do Conhecimento; Ibero-america.
3) Desenvolvimento profissional dos professores. Basea-se em estudos empíricos sobre formação e prática pedagógica dos professores em exercício; no papel da didática na formação dos docentes; no diagnóstico de obstáculos e necessidades pedagógicas dos professores que ejercem a docência; na elaboração e implementação de estratégias de desenvolvimento profissional; na avaliação do desempenho docente dos professores; etc. Palavras-chave: formação de professores; Didática; práticas pedagógicas; diagnósticos de necessidades. Os membros do grupo se articulam com pesquisadores de outras instituições que trabalham nessa mesma orientação teórica e temática.
Para mais informações acesse o link acima do CNPQ.