Sauloéber Tarsio de Souza

por Portal PPGED Faced
Publicado: 21/05/2019 - 11:25
Última modificação: 25/07/2023 - 09:50
Tipo do Docente: 
Permanente

Possui graduação pela UNIFACEF - Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Franca (1992) e graduação em HISTÓRIA pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). O mestrado em História e Cultura também foi realizado na UNESP (Franca), defendido em 2000, com apoio da FAPESP. O doutorado em Educação foi cursado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e concluído em 2005. Entre 2015-16 realizou estágio pós-doutoral na UNIFESP no Programa de Pós-Graduação em História (Linha História e Historiografia).Trabalhou por 04 anos na rede pública estadual de São Paulo como professor efetivo de História, atuou no PEC (UNESP-PUC-USP) entre os anos de 2001 e 2002 e na Universidade Federal do Tocantins no período entre 2003 e 2006. Atualmente é professor associado da UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação (NEPHE-UFU), membro do GT-Uberlândia vinculado ao HISTEDBR-UNICAMP, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (linha de Historiografia e História da Educação), sócio da SBHE e da ANPUH-MG. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação (NEPE-ICHPO). Membro do Comitê de Iniciação Científica (Port. PROPP no. 02/2017) e do CEP-UFU (Comitê de Ética em Pesquisa (Port. PROPP no. 34/2019). Em parceria, organizou os livros "Do Público ao Privado, do Confessional ao Laico: a História das Instituições Escolares da Ituiutaba do Século XX" (EDUFU, 2009), "Grupos Escolares na Modernidade Mineira: Triângulo e Alto Paranaíba" (2012) e "Cinema e Ensino de História da Educação" (2013), ambos pela editora Alínea, "Memórias Migrantes e Outras Histórias Tijucanas" (2014), "Memórias, Histórias e Crônicas Tijucanas - Publicações Póstumas de Hélio B. de Paiva" (EDUFU, 2018) e "História da Educação no Nordeste Paulista" (Ed.Pontes, 2020). Tem experiência na área de História da Educação no Brasil República, com ênfase nos temas: história das instituições escolares, história da docência, educação e imprensa, história dos intelectuais e etnia e educação.