Iara Vieira Guimarães
Publicado: 13/05/2019 - 16:30
Última modificação: 29/09/2021 - 18:07
Iara Vieira Guimarães é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante da linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação, no qual orienta pesquisas de mestrado e doutorado. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Realizou pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2015). É Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1998) e possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1992). Coordenadora adjunta do projeto de criação da plataforma digital Observatório do Ensino de História e Geografia (https://observatoriogeohistoria.net.br). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia e História (GEPEGH) certificado pelo Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil (CNPq). Editora do periódico científico Ensino em Revista. Membro do corpo editorial dos periódicos científicos: Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales (Espanha), Obuchenie Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Ensino em Re-vista, Olhares & Trilhas. Coordenadora do Laboratório Pedagógico (LAPED) da FACED/UFU. Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de Pedagogia/UFU. Integrou o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU (2017-2019). Coordenou a Linha de Saberes e Práticas Educativas (2017-2019). Membro da Asociación Universitaria del Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales (AUPDCS), Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (Andipe). Membro do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). Possui experiências na educação básica e no ensino superior e desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem de Geografia, metodologias e práticas pedagógicas e formação de professores. Temas de estudo: ensino de geografia, educação ambiental, mídias e tecnologias nos processos educativos.